Sobre

Conheça a Mostra

No meio do corredor agrestino, entre Gravatá e Caruaru, encontra-se Bezerros, com uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. Cidade reconhecida pelo carnaval, considerado um dos melhores do Estado, se destaca ainda pelo seu pólo gastronômico. Abriga o Centro de Artesanato de Pernambuco e serve de palco para a produção de grandes artistas, como Lula Vassoureiro e J. Borges.

No alto da cidade encontra-se a Serra Negra, um de seus distritos mais conhecidos. Situada a uma altitude de 960 metros, com temperatura que chega até 9º C, é cercada por uma reserva ecológica, que faz da sua beleza um lindo cenário para cartão postal. Por ser de fácil acesso, o lugar é um grande centro turístico, que além de abrigar um parque ecológico, movimenta o comércio cultural na região. Infelizmente, poucas atividades artísticas acontecem no seu entorno, geralmente centralizadas no período junino. 

A partir desse contexto surge o Curta na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre, com o objetivo de difundir a cultura do cinema ao público da região que em sua maioria se encontram foras da salas de cinema, seja pela falta de acesso a tais equipamentos, mas também pelo atual cenário de pandemia. Dessa forma, o evento traz consigo não só a oferta de experiências cinematográficas, mas também abriga atividades musicais, formativas e gastronômicas, abrangendo uma cadeia produtiva cada vez mais diversificada. A cada  ano a curadoria do evento busca selecionar curta-metragens que dialoguem com a cultura regional à nacional, de diferentes realizadores, promovendo a reflexão, o lazer, o conhecimento, e acima de tudo a integração dos indivíduos com suas identidades culturais.

Foto de Marlom Meirelles
Marlom Meirelles
Produtor Executivo

Fundador da Eixo Audiovisual, produtora independente de cinema, vídeo e TV, Marlom tem trabalhos em diversos segmentos do setor. Com formação em cinema, na segunda turma do Norte/Nordeste, atua no mercado desde o ano de 2009. Idealizou o Curta na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre, que vai para sua terceira edição, e o NUVEM – Festival de Música de Serra Negra, ambos festivais acontecem em Bezerros-PE. Tem ampla experiência em atividades de formação em cinema, a exemplo dos projetos Documentando e Mídias Móveis, que somam mais de 100 oficinas realizadas em vários estados do Nordeste. Produziu três edições do Fórum Cinescola – Interações Audiovisual e Educação, realizado nas quatro macrorregiões de Pernambuco e o curso História do Cinema Pernambucano, atividade de extensão (presencial e online) sobre a história do cinema em Pernambuco, seus ciclos, pulsos e movimentos, seguindo uma linha do tempo, pontuando fases, conquistas, cineastas e gêneros cinematográficos.

Orientou e co-dirigiu mais de 70 documentários, muitos deles premiados e exibidos em festivais de cinema. Consultor criativo e editor do longa-metragem One Day We Arrived to Japan, dirigido pelo norte-americano Aaron Litvin e pela paulistana Ana Paula Hirano. Foi coordenador pedagógico das atividades formativas do projeto CineCabeça, coordenando o Cabeça de Cinema, que resultou em 12 cursos de iniciação em cinema em escolas públicas estaduais na Região Metropolitana do Recife. É ainda fotógrafo com experiência prática em 18 países e dois Prêmios Pernambuco Nação Cultural. Atualmente é membro titular no Consultivo do Audiovisual representando a região Agreste – Relativo ao constante diálogo da sociedade civil com o Governo de Pernambuco no que tange às políticas culturais voltadas para o setor. Atua ainda como curador e jurado em mostras e festivais de cinema.