III Curta na Serra

III Curta na Serra

O III Curta na Serra, que pela primeira vez aconteceu de forma híbrida, foi realizado entre os dias 18 e 30 de janeiro de 2022. Toda a programação online pôde ser acompanhada gratuitamente através do site www.curtanaserra.com.br e as atividades presenciais aconteceram de forma descentralizada. Além da exibição de 35 curtas-metragens nacionais, a mostra abrigou em sua programação atividades formativas, culturais e ecológicas.

Com a curadoria de Vitor Búrigo, o evento trouxe uma série de curtas-metragens que contemplam a pluralidade da cultura brasileira. Os filmes selecionados serão exibidos em três panoramas: “É Preciso Estar Atento e Forte”, “Fantástico Imaginário” e “O Tempo ao Redor”. Os eixos temáticos abrangeram diversos gêneros cinematográficos, trazendo ao público uma variedade de histórias e narrativas que integram os indivíduos junto à cultura do cinema, sem deixar de envolver temas sociais e políticos, promovendo debates e reflexões. 

Foram realizadas ainda duas mostras temáticas especiais: “Mostra Homenagem Kátia Mesel” e “Mostra VerOuvindo”. As duas sessões completam a programação do evento com o objetivo de mostrar todo o potencial do audiovisual brasileiro e sua importância. No segmento formação, o Curta na Serra ofertou a oficina “Serra Animada”, ministrada por Paulo Leonardo, e a masterclass Produção Audiovisual por uma Perspectiva do Interior de Pernambuco, ministrada por Caio Dornelas. Além disso, a roda de diálogos “Interiorização e Audiovisual Pós-pandemia”, reuniu realizadores de mostras e festivais de cinema no interior de Pernambuco. As atividades especiais contaram com uma visita ao MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, em Gravatá-PE, e uma ação voltada ao meio ambiente: uma limpeza voluntária no Parque Ecológico da Serra Negra.

Ciente da importância do cinema chegar ao interior dos estados, no dia 22 de janeiro, o Curta na Serra promoveu, de forma presencial, uma exibição pública de curtas-metragens na Vila de Serra Negra, especialmente para os moradores da zona rural de Bezerros.