No meio do corredor agrestino, entre Gravatá e Caruaru, encontra-se Bezerros, com uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. Cidade reconhecida pelo carnaval, considerado um dos melhores do Estado, se destaca ainda pelo seu pólo gastronômico. Abriga o Centro de Artesanato de Pernambuco e serve de palco para a produção de grandes artistas, como Lula Vassoureiro e J. Borges.
No alto da cidade encontra-se a Serra Negra, um de seus distritos mais conhecidos. Situada a uma altitude de 960 metros, com temperatura que chega até 9º C, é cercada por uma reserva ecológica, que faz da sua beleza um lindo cenário para cartão postal. Por ser de fácil acesso, o lugar é um grande centro turístico, que além de abrigar um parque ecológico, movimenta o comércio cultural na região. Infelizmente, poucas atividades artísticas acontecem no seu entorno, geralmente centralizadas no período junino.
A partir desse contexto surge o Curta na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre, com o objetivo de difundir a cultura do cinema ao público da região que em sua maioria se encontram foras da salas de cinema, seja pela falta de acesso a tais equipamentos, mas também pelo atual cenário de pandemia. Dessa forma, o evento traz consigo não só a oferta de experiências cinematográficas, mas também abriga atividades musicais, formativas e gastronômicas, abrangendo uma cadeia produtiva cada vez mais diversificada. A cada ano a curadoria do evento busca selecionar curta-metragens que dialoguem com a cultura regional à nacional, de diferentes realizadores, promovendo a reflexão, o lazer, o conhecimento, e acima de tudo a integração dos indivíduos com suas identidades culturais.