Quem Somos

Foto de Marlom Meirelles
Marlom Meirelles
Produtor Executivo

Fundador da Eixo Audiovisual, produtora independente de cinema, vídeo e TV, Marlom tem trabalhos em diversos segmentos do setor. Com formação em cinema, na segunda turma do Norte/Nordeste, atua no mercado desde o ano de 2009. Idealizou o Curta na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre, que vai para sua terceira edição, e o NUVEM – Festival de Música de Serra Negra, ambos festivais acontecem em Bezerros-PE. Tem ampla experiência em atividades de formação em cinema, a exemplo dos projetos Documentando e Mídias Móveis, que somam mais de 100 oficinas realizadas em vários estados do Nordeste. Produziu três edições do Fórum Cinescola – Interações Audiovisual e Educação, realizado nas quatro macrorregiões de Pernambuco e o curso História do Cinema Pernambucano, atividade de extensão (presencial e online) sobre a história do cinema em Pernambuco, seus ciclos, pulsos e movimentos, seguindo uma linha do tempo, pontuando fases, conquistas, cineastas e gêneros cinematográficos.

Orientou e co-dirigiu mais de 70 documentários, muitos deles premiados e exibidos em festivais de cinema. Consultor criativo e editor do longa-metragem One Day We Arrived to Japan, dirigido pelo norte-americano Aaron Litvin e pela paulistana Ana Paula Hirano. Foi coordenador pedagógico das atividades formativas do projeto CineCabeça, coordenando o Cabeça de Cinema, que resultou em 12 cursos de iniciação em cinema em escolas públicas estaduais na Região Metropolitana do Recife. É ainda fotógrafo com experiência prática em 18 países e dois Prêmios Pernambuco Nação Cultural. Atualmente é membro titular no Consultivo do Audiovisual representando a região Agreste – Relativo ao constante diálogo da sociedade civil com o Governo de Pernambuco no que tange às políticas culturais voltadas para o setor. Atua ainda como curador e jurado em mostras e festivais de cinema.

Foto de Vitor Búrigo
Vitor Búrigo
Curador

Formado em Cinema e Vídeo pela UNISUL. Trabalhou em TV, rádio e cinema, atuando em diversas funções. Em 2013, criou o programa CINEVITOR no YouTube, no qual, há nove anos, fala sobre cinema por meio dos mais variados temas em entrevistas com cineastas, atores e coberturas de festivais. Em janeiro de 2014 colocou no ar o site CINEVITOR, ampliando a forma de falar sobre a sétima arte com notícias diárias e críticas semanais; o site destaca-se por sua dedicação ao cinema brasileiro. Hoje soma mais de 400 programas, 800 convidados e mais de 1 milhão de visualizações no YouTube. Em festivais de cinema, atuou como integrante do Júri Oficial, Prêmio Canal Brasil de Curtas, Prêmio da Crítica, entre outros; além de participar de diversos debates, como crítico convidado e mediador, seminários e outras participações especiais em veículos de imprensa. Por dois anos, assinou como crítico de cinema da Revista Preview. Recentemente, atuou como parecerista na categoria de curta e média-metragem do edital do Funcultura, de Pernambuco. Atualmente, além de ser editor-chefe do CINEVITOR, é membro da ABRACCINE, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, repórter colaborador do Canal Like e apresentador da rádio Som Maior.

Foto de Ewerton Santos
Ewerton Santos
Diretor de Produção

Produtor cultural com atuação nos segmentos do audiovisual, cultura popular e formação, registrado no FUNCULTURA. Mestre em Hotelaria e Turismo com ênfase em Turismo, Cultura e Sociedade pela UFPE (2022-2024), possui graduação em Turismo pela mesma instituição (2019) e formações em economia criativa e gestão cultural. Coordenou projetos na Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros-PE e atualmente é Diretor de Produção do Festival Curta na Serra, além de trabalhar como produtor de set e assistente de produção. No audiovisual, participou de curtas como Umbilina e sua Grande Rival, Velha Roupa Colorida (2024), Zé (2024), Guilherme (2024), As Musas (2024), Todas as memórias que você deixou pra mim (2022) e outras produções. Também é mediador do Cineclube Angu e participou da produção da série Sertão Virgulino (2024) e Questão de Gênero (2023). Desenvolveu pesquisas e projetos educacionais, incluindo a coautoria do livro Pernambuco – Guia Prático, Histórico e Sentimental (2023), monitoria das oficinas DOCUMENTANDO e revisão do website, entre outras produções incentivadas pelo FUNCULTURA, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo.

Foto de Rosinha Assis
Rosinha Assis
Coordenadora de Produção

É idealizadora do Recifest, junto a Rutílio de Oliveira (in memoriam) , que conta com oito edições. Atua na área de difusão audiovisual, tendo participado de vários festivais de cinema integrando as equipes ou como júri e curadora de eventos em PE, PB, RN,CE,RJ e GO. Na produção audiovisual trabalha em filmes e séries de TV a exemplo de: “Ocupações” de Eugenio Puppo, “Giga I e II” de Taciano Valério, “Ouro Velho” de Cláudio Assis e Lírio Ferreira, “Big Jato” de Claudio Assis, “Repulsa” de Eduardo Morotó, “1817, A Revolução Esquecida” de Tizuka Yamazaki, “O Esquema” e “Auto Falo” de Caio Dornelas, “Espero que esta te encontre e estejas bem” de Natara Ney, dentre outras.

Foto de Hérika Araújo
Hérika Araújo
Apresentadora

Produtora Cultural e especialista em políticas públicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Dos seus 46 anos, ela vivenciou 30 deles articulando e aplicando políticas públicas através de projetos que rodaram vários cantos desse Pernambuco.
Também é atriz e roteirista premiada no circuito junino e natalino gravataense. Eterna brincante do carnaval, escorpiana de fogo aceso para o amor e tia de Rebeca, uma menina linda a quem considera uma filha. Nascida em Vitória de Santo Antão, mas passeadora de todo Pernambuco. Seu CPF é a cultura e seu CEP é onde ela puder ser aplicada.

Foto de Emmanuel Castro
Emmanuel Castro
Assistente de Produção

Formado em Rádio e TV pelo SENAC, Cofundador do Vale PCD e militante pela diversidade. Dentro do audiovisual, trabalhou na equipe de produção do curta-metragem Olhos de Botão, de Marlom Meirelles. Diretor de arte do curta-metragem Jessie, de Stefano Spencer. Monitor de projetos educacionais voltados para audiovisual como o CineCabeça, realizado no Cinema São Luiz, organizado pela produtora cultural Andréa Mota, e o projeto Documentando, de Marlom Meirelles.

Foto de Raphael Maia
Raphael Maia
Identidade Visual e Design

Designer Gráfico na faculdade AESO Barros Melo, alimenta uma paixão pelas artes visuais que vai desde a fotografia até a arte digital. Como objetivo, procura trabalhar e buscar soluções da melhor maneira possível, ser reconhecido e adquirir conhecimento com experiências e aprendizados.

Foto de Allana Santos
Allana Santos
Motion Design

Formada em Design pela UFPE e pós graduada em Design Digital pela Estácio de Sá. Atualmente, trabalha com Edição de Conteúdo Digital, editando materiais como Vinhetas para Comerciais, Motion Graphics, Chamadas para Eventos, Créditos, VT ‘s Jornalísticos, entre outros.

Foto de Óscar Araújo
Óscar Araújo
Criação de Vinhetas

Tem 23 anos. É graduando em Arte e Mídia – UFCG, oficineiro itinerante no projeto ViAção Paraíba, atua como fotógrafo (direção e assistência de fotografia, still e making of) e montador em curtas-metragens, além de trabalhar com produção de vídeos para eventos culturais, também membro associado no grupo de pesquisa PEDCINE – Pesquisa em Educação e Cinema da UFPB. Desde 2016, atuou em mais de 20 filmes, também trabalhou em festivais de cinema como “Recifest” e “Curta Taquary”. Premiado no Festival de cinema Comunicurtas 2019, Laboratório Jabre de Roteiro 2018 e Festival do Minuto 2022.

Foto de Alef Pontes
Alef Pontes
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais

É jornalista, produtor cultural e videomaker, com atuação nas redações do Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco, Revista Continente e Trago Boa Notícia. Desde 2015, acumula experiências em assessoria de comunicação e imagem de projetos culturais e sociais como o Festival Curta na Serra, Recifest, Não Deixem o Brinquedo Morrer, Festa no Terreiro Mágico, Festival de Inverno de Garanhuns, Mostra Cine às Escuras, Festival Janela Internacional de Cinema, MIMO Olinda e Macuca do Mundo.

Foto de Deise Souza
Deise Souza
Acessibilidade Comunicacional (Libras)

Deise Souza, entusiasta da acessibilidade, atua como intérprete de Libras há mais de 10 anos, é militante LGBTQIA +, apoiadora da causa da pessoa com deficiência. Com formação em Pedagogia pela UFPE, Letras Libras pela Uniasselvi, com pós em Libras e Atendimento Educacional Especializado. Acredita que a acessibilidade é para todos, e não só para pessoas com deficiência.

Foto de Felipe Souto Maior
Felipe Souto Maior
Fotógrafo

Jornalista com uma vasta experiência em assessoria de comunicação, iniciei na fotografia em 2009, escolhendo à área cultural para atuar.

Integrei a equipe de fotografia do Sistema Jornal do Commércio de Comunicação em 2013, Festival de Inverno de Garanhuns 2017-2023, Festival de Cinema de Pernambuco 2015-2023, na Secretária de Cultura de Pernambuco entre 2022 e 2023 e Fenearte 2024.

Durante o período de isolamento por conta do Coronavírus, Covid19, estive à frente do projeto solidário “Vejo Você Daqui”, de fotografia por vídeochamada via celular, que arrecadou mais de R$ 5 mil reais para instituições de Pernambuco.

Atualmente, sou fotógrafo na AgNews, maior agência de fotografia do Brasil com foco em cultura e celebridades.

Foto de Tatá Farias
Tatá Farias
Projecionista

Da cidade de Arcoverde, na região do Moxotó, Tatá Farias trabalha com produção cultural há mais de quinze anos, residindo atualmente no sertão do Pajeú, na cidade de Triunfo. Co-fundadora da “Dona Marias Produtora”, onde produz a artista Jéssica Caitano em shows e apresentações ao redor do país. Em agosto de 2024 lançou o seu primeiro filme, o documentário “É Cantando Que Eu Me Liberto”, selecionado para o 15o Festival de Cinema de Triunfo. Iniciou produzindo para o audiovisual na cidade de Caruaru como produtora de figurinos e objetos do primeiro longa-metragem do diretor Taciano Valério: “Ferrolho – O Filme”. Ainda em Caruaru, circulou por outras linguagens como a música, teatro e dança, colaborando com os artistas Marcos Mercury, Gabi da Pele Preta e Thera Blue. Em 2017 trabalhou como Assessora na Secretaria de Cultura e Comunicação de Arcoverde, atuando na gestão e programação do Cinema Rio Branco. Após o equipamento fechar para reforma, passou a fazer exibições ao redor da cidade em parceria com o Sesc e outras entidades culturais. Em 2020 assumiu a gestão do Theatro Cinema Guarany, onde trabalhou até outubro de 2022. Em Triunfo, realiza sessões de cineclube junto aos coletivos Pantim e Mãe Chiquinha, além de ser responsável pelas sessões da Casa Brincante no Alto da Boa Vista.

Foto de Rennan Araujo
Rennan Araujo
Assistente de Produção

Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui formação técnica em Cerimonial, desempemhando a função de cerimonialista na Assessoria de Cerimonial e Projetos Sociais (ACEP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), operando na elaboração de documentos, atendimento ao público, produção e organização de solenidades oficiais da Instituição (2022-2024). Atualmente atua como agente comunitário de saúde da prefeitura da cidade do Recife, compondo a atenção básica do município e desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

Foto de Gabriel Alencar
Gabriel Alencar
Assistente de Produção

Atua na área de logística e administração, coordenando o setor de transporte de cargas na Flórida-EUA, lidando com demandas ligadas à gestão de equipe e contato com fornecedores. Possui formação técnica em Redes de Computadores. Além disso, desempenhou a função de auxiliar administrativo na Prefeitura de Camaragibe, onde atuou na elaboração de documentos, atendimento ao público e gestão de serviços da secretaria de saúde. Atualmente é estudante de Medicina Veterinária na UNIBRA.