Jurados

PANORAMA NACIONAL

Foto de André Guerra
André Guerra

Jornalista formado pela Unicap e crítico de cinema filiado à Abraccine, é mestrando do Programa de Pós-Graduação da UFPE com pesquisa focada em cinema de horror brasileiro. Crítico no Diário de Pernambuco, no canal Sessão Restrita e colaborador do portal Estação Nerd, realizou oficina de iniciação à crítica de cinema em três edições do Cine Jardim (2019, 2021 e 2023). Realiza cobertura de vários festivais de cinema, como Cine PE, Gramado, Cine Ceará, Mostra de Tiradentes, Mostra de São Paulo e Olhar de Cinema, alguns deles integrando também como júri.

Foto de Bertrand Lira
Bertrand Lira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cineasta, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival de 2004. Foi aluno de estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique (VARAN) em Paris (1982 e 1986). Autor dos livros “Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão (2013)” e “Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa” (2015). Curador e membro de júri em diversos festivais de cinema a exemplo do Festival de Gramado (RS), Festival de Brasília (DF), Cine Pe, Fest Aruanda, Festival de Vitória (ES), Goiânia Mostra Curtas (Goiânia-GO) For Rainbow e Thessalonik LGBTQI+ Festival (Grécia), Circuito Penedo de Cinema, entre outros.

Foto de Lalá Vieira
Lalá Vieira

Lalá Vieira é atriz e apresentadora e também faz produção e preparação de elenco para filmes e séries. Já trabalhou em mais de vinte produções entre curtas e longas-metragens, novelas, minisséries para tv e peças de teatro. Natural de Recife, é fortemente atuante no audiovisual pernambucano.

PANORAMA PERNAMBUCO E VIDEOCLIPES

Foto de Uhélio Gonçalves
Uhélio Gonçalves

Produtor cultural, pesquisador e realizador audiovisual, Uhélio Gonçalves é formado em comunicação social, natural de Agrestina, Pernambuco, e produziu curtas e longas-metragens, festivais de cinema, exposições fotográficas, séries de TV, tem desenvolvido atividades nas áreas de Produção, Direção e Direção de Arte. Tem trabalhado com grandes nomes como Cacá Diegues, Kleber Mendonça, Petrus Cariri, Léo Tabosa e Claudio Assis.

Foto de Manu Monteiro
Manu Monteiro

Manu Monteiro um nômade criado no mundo, ativista dos direitos humanos, Cofundador da ONG Rede Povos da Terra. Há 15 anos propondo atividades audiovisuais em escolas e espaços de resistência, trazendo a reflexão através das imagens em movimento.

Foto de Carlota Pereira
Carlota Pereira

Carlota Pereira é diretor de arte, produtor de arte e objetos, além de artista visual, com ampla experiência no departamento de arte de filmes, séries e programas de TV. Atuou como designer de arte e diretor de arte em produções como Brasil S/A e Atrás da Linha do Escudo, dirigidos por Marcelo Pedroso. Trabalhou na produção de arte e objetos em séries como Fim do Mundo, Lama dos Dias (1ª e 2ª temporadas) e no piloto da série Mistéria, de Daniel Bandeira. No cinema, participou de longas como Era uma Vez Eu, Verônica (Marcelo Gomes), Fim de Semana no Paraíso Selvagem (Pedro Severien), Vago (Renata Pinheiro), Sara, Léa e Lia (Hsu Chien) e Propriedade (Daniel Bandeira). Também assinou a direção de arte de curtas como Os Últimos Românticos do Mundo, Amor by Night, Lunáticas (Henrique Arruda), Gerônimo (Anny Stone), Nanã (Rafael Amorim) e Abotó (Bruna Leite), além do programa de TV Questão de Gênero, dirigido por Marlom Meirelles.

PANORAMA SESSÃO ESPECIAL

Foto de Valtyennya Pires
Valtyennya Pires

Paraibana. Mestra em Ciências Sociais (UFCG) na linha de pesquisa Cultura e Identidades. Jornalista (UEPB). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento (CNPq). Roteirista e diretora do Documentário ‘Benzeduras’ (2023), ‘Céu’ (2022), ‘Amanhã vai ser outro dia’ (2022), ‘Margaridas’ (2019), ‘Entoado Negro’ (2017) e diretora de som do Documentário ‘Vitoriarégia: flor de primavera’ (2018). Coordenadora do projeto ‘Primeiro Contato com o cinema’, aprovado pela Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado da Paraíba no ano de 2023.

Foto de Francisco Carbone
Francisco Carbone

Jornalista e crítico de cinema em atividade desde 2007 – atualmente, exerce as funções nos sites ‘Cenas de Cinema’ e ‘Rota Cult’. Roteirista (entre os trabalhos, os longas ‘Hastes Flexíveis com Pontas de Algodão’, melhor filme e melhor direção no DIGO Festival 2024, e ‘Quando ao Norte é Verão’, em produção), curador e membro da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Participou de diversas publicações de ensaios, dentro da própria associação (como ‘100 Melhores Filmes Fantásticos do Cinema Brasileiro’) entre outros, e é estudioso do Cinema Brasileiro e do movimento conhecido como Nova Hollywood. É o criador e um dos apresentadores do podcast ‘Tudo é Brasil’, no qual debate exclusivamente o cinema brasileiro em todas as suas vertentes.

Foto de Julio Cavani
Julio Cavani

Julio Cavani é jornalista e crítico de cinema. Dirigiu os curtas História Natural e Deixem Diana em Paz, premiados e selecionados nos festivais de Gramado, Brasília, Tiradentes, Clermont Ferrand, Santa Maria da Feira e Toulouse (Cine Latino), entre outros. Atualmente é curador do festival Animage de cinema de animação. É também autor dos livros Polinização, Aventuras à Mão Livre e O Coelho e o Leão.