O IV Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre, agora com caráter competitivo, promoveu três dias de programação gratuita e aberta ao público nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2022, no distrito de Serra Negra, Bezerros-PE. Mantendo o curta-metragem como cerne da proposta curatorial e contemplando produções audiovisuais de todo o país, o Curta na Serra premiou filmes nas categorias curta-metragem nacional, curta-metragem pernambucano e videoclipe.
De acordo com o cineasta Marlom Meirelles, idealizador e produtor executivo do festival, o Curta na Serra inova ao transformar a Serra Negra em uma sala de cinema ao ar livre, com a proposta de ampliar as experiências culturais fora da capital pernambucana. “A quarta edição do Curta na Serra continuou a preencher uma lacuna no campo da difusão na região do Agreste e inovou ao proporcionar uma rica experiência de caráter multicultural (cinema, música, gastronomia, artes plásticas e artesanato), tudo isso em conexão com a natureza”, afirmou Marlom.
A curadoria desta edição foi realizada por Vítor Búrigo, crítico e membro da Abracine, que teve como objetivo expandir os olhares para a produção cinematográfica nacional em um recorte que estabelece o diálogo com o público da região. Foram selecionados filmes de até 20 minutos de duração e indicação livre, contemplando diversos formatos: animação, documentário, ficção, experimental e videoclipe.